Em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, a Escola Municipal Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano, da Enseada, preparou uma semana especial de atividades voltadas para alunos, famílias e a comunidade. Como parte da programação, estudantes da Educação Inclusiva tiveram a oportunidade de participar de uma experiência única de surfe na praia do Guaecá no último sábado (29/3), contando com o apoio dos projetos Surf Para Todos e Canoa Para Todos.
A vivência esportiva proporcionou aos alunos momentos de lazer, superação e contato com o mar, reforçando a importância da inclusão por meio do esporte. Com o suporte de profissionais capacitados, as crianças puderam experimentar a sensação de surfar nas ondas, explorando novas possibilidades e fortalecendo sua confiança e autonomia.
Para a estudante Maria Vitória Almeida Matos, de 14 anos, a experiência foi inesquecível. "Eu gostei bastante, é muito legal porque você consegue ficar em pé e pegar bastante ondas legais", contou. Ela revelou que, no início, não esperava que fosse conseguir surfar, mas superou suas expectativas. "Eu pensei que eu não ia conseguir não, mas eu consegui de primeira. Todo mundo falou parabéns pra mim quando eu fiquei em pé de primeira. Foi muito bom estar aqui com meus colegas e ter esse dia diferenciado. Eu vim pra me divertir."
Já para o aluno Murilo Matias de Oliveira Santos, de 13 anos, a vivência foi tão especial que ele gostaria de repetir a experiência mais vezes. "Muito legal, queria poder viver isso mais vezes, mesmo sem nada, só pra ter convivência com eles e aproveitar mais.”
Além do surfe, a semana contará com um cronograma diversificado de atividades, incluindo palestras com profissionais das áreas do direito e da saúde para esclarecer dúvidas das famílias, além de ações voltadas para acolhimento, informação e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O encerramento do evento, que ocorre no sábado (5/4), será marcado por apresentações das atividades desenvolvidas pelo Espaço de Apoio Pedagógico Especializado (EAPE) e momentos de recreação para os alunos.
A secretária da Educação, Marta Braz, comentou a iniciativa. "Como Prefeitura, temos trabalhado em ações como essa para garantir a inclusão de pessoas com TEA, contando com a parceria entre as secretarias da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para ampliar o atendimento e fortalecer a rede de suporte às famílias, promovendo um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo."