São Sebastião tem se destacado por seu compromisso com a educação socioambiental, com projetos que não só transformam a realidade dos alunos da rede municipal, mas também impactam positivamente o meio ambiente e a comunidade.
Recentemente, a cidade foi premiada com a maior honraria no Prêmio AMVALE de Gestão Responsável, conquistando a 18ª categoria, voltada para a Gestão Sustentável. A Secretaria da Educação (SEDUC) apresentou o trabalho "Educação socioambiental se aprende na prática por meio de projetos", que ficou em primeiro lugar na categoria, reconhecendo a inovação e o impacto desses projetos no município.
As iniciativas que consagram o município vencedor foram os projetos RegenerAção, Viveiro Municipal e Educoleta, que tem conscientizado crianças, adolescentes e toda a comunidade escolar por meio da educação ambiental.
O projeto RegenerAção, desenvolvido pela SEDUC em parceria com a empresa Astera, visa implementar práticas ecológicas nas escolas municipais de São Sebastião, contribuindo para a recuperação ambiental do município, especialmente após a catástrofe de fevereiro de 2023.
O projeto começou com a capacitação de líderes estudantis, ensinando técnicas sustentáveis como a confecção de bolas de semente, e já lançou mais de 6 mil delas em áreas degradadas. Além disso, escolas receberam o livro “Atequenfim”, da escritora Paula Mazzola, para engajar os alunos na conscientização ambiental.
Larissa Duarte | PMSS
Com reconhecimento nacional e internacional, o projeto foi apresentado em eventos no Canadá, Nova Iorque, Rio Grande do Sul e São Paulo. Em 2024, o foco tem sido capacitar jovens como mobilizadores sociais, com destaque para a criação de um jardim polinizador, e fortalecer o compromisso ambiental da comunidade. O viveiro local também foi revitalizado, ampliando as ações do projeto e promovendo a sustentabilidade. RegenerAção é um exemplo de integração entre educação, meio ambiente e desenvolvimento social, posicionando São Sebastião como referência em práticas ecológicas.
O Viveiro Municipal, um dos projetos inscritos na premiação, tem como objetivo promover a educação para a sustentabilidade, conscientizando e sensibilizando estudantes do município de São Sebastião. Com atividades extraclasse de educação ambiental, o projeto ensina de forma prática sobre a importância do meio ambiente, a preservação, recuperação e uso racional dos recursos naturais, em especial a água. Ao todo, mais de 15 mil alunos frequentaram o Viveiro Municipal desde o início de suas atividades em 2021.
O projeto Educoleta também tem desenvolvido um trabalho importante diante das ações de educação ambiental nas escolas do município. Seu objetivo maior é levar a informação e boas práticas do descarte correto dos resíduos sólidos para as famílias. Para isso é desenvolvida a cultura da separação e reciclagem de todos os resíduos produzidos e a conscientização dos 5 Rs, assim também a importância tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente através da sensibilização e sustentabilidade. Além da formação de cidadãos mais críticos, o projeto impacta na qualidade de vida do município, sendo multiplicador de boas práticas, apoio nas políticas públicas e engajamento comunitário.